Artigos

 

Clique no link para fazer o download do arquivo :

Poster Apresentação Teoria e Prática no Contexto da Psicopedagogia Clínica 

 REVISITANDO TEORIAS DE SARA PAÍN E ALICIA FERNÁNDEZ A PARTIR DA PRÁXIS PSICOPEDAGÓGICA
NA PANDEMIA DE COVID-19

Poster Apresentação Teoria e Prática no Contexto da Psicopedagogia Clínica final

O uso do Par Educativo como instrumento em um processo diagnóstico psicopedagógico

O presente texto foi uma exigência da disciplina Fundamentos do Diagnóstico Psicopedagógico do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Universidade Cidade de São Paulo.

Segundo Jorge Visca, a técnica denominada Par Educativo foi elaborada na Argentina por Malvina Oris & Maria Luisa de Ocampo (2010). Posteriormente, sofreu um processo de estruturação que permitiu torná-la uma técnica de caráter projetivo cujo propósito central é possibilitar a percepção do vínculo entre quem ensina e quem aprende. De acordo com Tietze & Castanha (2016), essa técnica pode ser usada em circunstâncias em que duas ou mais pessoas estejam envolvidas em situações de aprendizagem, como contextos escolares, familiares e esportivos…

Nayara Baiochi do Nascimento

Leia mais

Uma reflexão sobre a psicopedagogia no ensino técnico profissional

Este artigo tem o objetivo pesquisar a presença e aplicação da psicopedagogia no ensino técnico profissional, promovendo abertura à reflexão e ao debate. Observar dificuldades e desafios dessa classe de ensino, discutindo a necessidade de capacitação docente na área psicopedagógica. Embora empírica, acredita-se que a atuação marcante da psicopedagogia nas escolas técnicas, transcende o aumento do quadro efetivo desses profissionais…

Itailson Cunha Junior

Leia mais

Sujeito como sintoma (TDAH) na sociedade, escola, família e a Psicopedagogia

Este artigo foi elaborado a partir da tese (Nassiff, 2013) sobre o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) como sintoma, não apenas de manifestações disfuncionais em crianças e adolescentes, para o que a neurociência contribui com os estudos psiconeurofisiológicos, mas, também, como sintoma social…

Ruth Nassiff

Leia mais

Psicomotricidade: Exame Psicomotor da Criança

Sabemos que a atividade psíquica se apresenta durante o exame médico sob diferentes maneiras e que foi minuciosamente estudada nas funções superiores da sensibilidade e da inteligência. Portanto ela deve ser observada nas manifestações de sua vida motora…

Cleomar Landim de Oliveira

Leia mais

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em Pediatria

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é a síndrome neurocomportamental mais estudada na infância e um dos problemas de Saúde Pública mais importantes no mundo. O diagnóstico é clínico, através de uma anamnese cuidadosa. O autor pretende desmistificar a patologia, estudando sua origem, epidemiologia, quadro clínico, tratamento e comorbidades.

Paulo Breinis

Leia mais

Função Materna e Aprendizagem 

O objetivo deste texto é falar sobre a função materna aproximando-a com a questão da aprendizagem e seus possíveis transtornos.

Patrícia Vieira

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA – Ampliando fronteiras – Programa MovimenteAção – Eu faço parte!

Neste artigo pretendo relatar as contribuições da Psicopedagogia para a área de esporte/lazer especificamente nas praticas corporais para adultos, e em especial para as mulheres.

Sandra Casseri Rindeika

Leia mais

Como se ensina e como se aprende na contemporaneidade?

Criança – Família – Escola: Mesa redonda realizada na I Jornada Integrada ABPp-Sp e APTF

Ana Maria Burihan Escobar

Leia mais

Dialogando sobre intervenções institucionais

Mesa redonda realizada na I Jornada Integrada ABPp-SP e APTF

Maria Cecília Castro Gasparian

Leia mais

Família como sistema à luz da Psicopedagogia

Mesa redonda realizada na I JORNADA INTEGRADA ABPp-SP e APTF

Maria Luiza Puglisi Munhoz

Leia mais

Open chat
1
Olá Escreva a sua dúvida
Olá Envie uma mensagem que logo responderemos
Powered by