Artigos

 

O uso do Par Educativo como instrumento em um processo diagnóstico psicopedagógico
O presente texto foi uma exigência da disciplina Fundamentos do Diagnóstico Psicopedagógico do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Universidade Cidade de São Paulo.
Segundo Jorge Visca, a técnica denominada Par Educativo foi elaborada na Argentina por Malvina Oris & Maria Luisa de Ocampo (2010). Posteriormente, sofreu um processo de estruturação que permitiu torná-la uma técnica de caráter projetivo cujo propósito central é possibilitar a percepção do vínculo entre quem ensina e quem aprende. De acordo com Tietze & Castanha (2016), essa técnica pode ser usada em circunstâncias em que duas ou mais pessoas estejam envolvidas em situações de aprendizagem, como contextos escolares, familiares e esportivos…
Nayara Baiochi do Nascimento
Leia mais

Uma reflexão sobre a psicopedagogia no ensino técnico profissional
Este artigo tem o objetivo pesquisar a presença e aplicação da psicopedagogia no ensino técnico profissional, promovendo abertura à reflexão e ao debate. Observar dificuldades e desafios dessa classe de ensino, discutindo a necessidade de capacitação docente na área psicopedagógica. Embora empírica, acredita-se que a atuação marcante da psicopedagogia nas escolas técnicas, transcende o aumento do quadro efetivo desses profissionais…
Itailson Cunha Junior
Leia mais

Sujeito como sintoma (TDAH) na sociedade, escola, família e a Psicopedagogia
Este artigo foi elaborado a partir da tese (Nassiff, 2013) sobre o Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) como sintoma, não apenas de manifestações disfuncionais em crianças e adolescentes, para o que a neurociência contribui com os estudos psiconeurofisiológicos, mas, também, como sintoma social…
Ruth Nassiff
Leia mais

Psicomotricidade: Exame Psicomotor da Criança
Sabemos que a atividade psíquica se apresenta durante o exame médico sob diferentes maneiras e que foi minuciosamente estudada nas funções superiores da sensibilidade e da inteligência. Portanto ela deve ser observada nas manifestações de sua vida motora…
Cleomar Landim de Oliveira
Leia mais

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em Pediatria
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é a síndrome neurocomportamental mais estudada na infância e um dos problemas de Saúde Pública mais importantes no mundo. O diagnóstico é clínico, através de uma anamnese cuidadosa. O autor pretende desmistificar a patologia, estudando sua origem, epidemiologia, quadro clínico, tratamento e comorbidades.
Paulo Breinis
Leia mais

Função Materna e Aprendizagem 
O objetivo deste texto é falar sobre a função materna aproximando-a com a questão da aprendizagem e seus possíveis transtornos.
Patrícia Vieira
Leia mais

PSICOPEDAGOGIA – Ampliando fronteiras – Programa MovimenteAção – Eu faço parte!
Neste artigo pretendo relatar as contribuições da Psicopedagogia para a área de esporte/lazer especificamente nas praticas corporais para adultos, e em especial para as mulheres.
Sandra Casseri Rindeika
Leia mais

Como se ensina e como se aprende na contemporaneidade?
Criança – Família – Escola: Mesa redonda realizada na I Jornada Integrada ABPp-Sp e APTF
Ana Maria Burihan Escobar
Leia mais

Dialogando sobre intervenções institucionais
Mesa redonda realizada na I Jornada Integrada ABPp-SP e APTF
Maria Cecília Castro Gasparian
Leia mais

Família como sistema à luz da Psicopedagogia
Mesa redonda realizada na I JORNADA INTEGRADA ABPp-SP e APTF
Maria Luiza Puglisi Munhoz
Leia mais